No dia 26 de outubro de 2022, a Associação das Entidades do Projeto TransformAção realizou Seminário sobre o tema da Sustentabilidade, Reciclagem e Coleta Seletiva: desafios e alternativas. O seminário aconteceu junto ao Centro de Eventos do Colégio Notre Dame, contou com 130 participantes, turnos manhã e tarde. Contou com uma vasta e rica programação, começando com acolhida aos presentes, apresentação
cultural desenvolvida pelas Crianças e Adolescentes assistidas pelo TranformAção, seguido de mesa de abertura, palestras e socialização de experiências de trabalhos e parcerias de coletas firmadas entre Projeto TransformAção e Cooperativas de Catadores. A programação detalhada versou no seguinte:
PALESTRAS:
Título: A sustentabilidade no século XXI: desafios e alternativas.
Ana Cristina Curia (Gerente de Sustentabilidade da empresa BSBios de Passo Fundo).
Título: A política da logística reversa no Brasil: desafios e alternativas.
Dione Manetti (Diretor da empresa PRAGMA Soluções Sustentáveis de Brasília).
Título: A coleta seletiva solidária nas cooperativas: desafios e alternativas.
Fagner Jandrey (Catador e militante do Movimento Nacional de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis-MNCR).
SOCIALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS:
PROJETO CÉLULA UPF - Apresentação do trabalho de construção da Mostra Fotográfica e Esquadrão Transformação;
CONDOMÍNIOS: Condomínio La Barra – Programa La Barra Recicla, Condomínio Morada Horizontal Morada Além do Horizonte, Condomínio Sol Nascente.
ESCOLAS CONVIDADAS: Instituto Educacional Cecy Leite Costa, Instituto Menino Deus, EMEF – Fredolino Chimango, Colégio Tiradentes, Escola Estadual Adelino Pereira Simões.
A programação ainda contou com duas exposições: Exposição Obas de Artes com reutilização do tampas de garrafas pet, desenvolvida pelo Escola Estadual Adelino Pereira Simões; e a exposição fotográfica do Projeto Célula a partir das visitas às cooperativas de catadores.
Este seminário é mais um dos produtos do Projeto Coleta Seletiva Solidária – circulando transformação, com apoio do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Esse projeto foi desenvolvido ao longo do ano de 2022 e teve várias frentes de atuação: oficinas, palestras, materiais impressos e audiovisuais e formação nas cooperativas. Atingiu todas as ações estabelecidas e boa parte num volume de quantidade de atividades para além do previsto. Segundo Iltomar Siviero que esteve a frente da organização do seminário e coordenação geral do projeto, “as pessoas atingidas por essas atividades seguramente não serão mais as mesmas em termos de práticas de manuseio, separação e destinação dos resíduos recicláveis. Foram várias atividades realizadas e o resultado do quanto isso se sensibilizou a comunidade tem sua prova na adesão e presença a este seminário. Portanto, espera-se que cada vez mais o município invista em atividades desta natureza, que contribuem muito para qualificar a política de gestão integrada dos resíduos sólidos em Passo Fundo”, destacou.