Campanha de Responsabilidade Coletiva no contexto da Pandemia Covid-19

Cooperativismo
07/07/2020

Em meio a pandemia do COVID-19, a Agência de Comunicação Solidária - Célula da Universidade de Passo Fundo, em parceria com a Associação das Entidades do Projeto TransformaAção que acompanha as cooperativas de reciclagem de Passo Fundo, em atenção às dificuldades e o risco de contágio enfrentado pelos recicladores, bem como visando cuidar da saúde de quem cuida da cidade, lançaram a Campanha Responsabilidade Coletiva - “O resíduo não usa máscara”. A Campanha busca expandir orientações sobre as formas de descarte correto dos seguintes materiais: máscaras, luvas e outros materiais com secreção. Várias peças de sensibilização e conscientização foram construídas e lançada à comunidade passofundense. Segundo o Coordenador de Formação do Projeto TransformAção, Iltomar Siviero, “a campanha é de suma importância porque ajuda a compreender que a extensão do contágio do vírus Covid-19 está para além do contato entre pessoas, mas também na relação com as coisas, a exemplo dos resíduos, que deixam de ser problema para muitos, mas passa a ser um novo risco a outros, como é o caso dos recicladores que trabalham diretamente no contato e manuseio desses materiais. A atenção ampla é necessária neste contexto”, ponderou.

Confira os materiais de orientação e seja parceiro nesta campanha.

Cards - Na galeria abaixo.

Spot Rádio

Vídeo Animado

 

Vídeo Instrutivo

 

 


Universidade de Passo Fundo
Agência Célula

 

 

Responsabilidade Coletiva

Em meio a pandemia do COVID-19, a Agência de Comunicação Solidária - Célula da Universidade de Passo Fundo, em parceria com a Associação das Entidades do Projeto TransformaAção que acompanha as cooperativas de reciclagem de Passo Fundo, sensibilizou-se com o  as dificuldades e o risco de contágio enfrentado pelos recicladores, visando cuidar da saúde de quem cuida da cidade.
A Associação das Entidades do Projeto Transformação é uma instituição sem fins lucrativos engajada nas causas sociais e ambientais. Fundada em 2007, é uma iniciativa de cinco entidades da Igreja Católica: Cáritas Arquidiocesana, Missionários da Sagrada Família, Congregação de Nossa Senhora, Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora e Missionários Redentoristas.  Seu objetivo é congregar pessoas jurídicas e físicas com o proposito de promover atividades direcionadas à articulação de preservação do meio ambiente. inclusão social e econômica de pessoas, tendo como objetivo principal cuidar da vida, natureza e das pessoas. Entre seus programas de atuação, auxilia e ampara sistematicamente as cooperativas de recicladores em Passo Fundo: COOTRAEMPO, COAMA e RECIBELA.
A campanha, lançada no contexto da Pandemia Covid-19, nasceu da importância de ressaltar que há diversas formas de contágio, especialmente na relação entre as pessoas e na relação com as coisas. Assim, percebeu-se que o ciclo dos resíduos não acaba quando você o joga fora, por isso, é de extrema importância a conscientização do descarte correto. Com a campanha, Responsabilidade Coletiva - “O resíduo não usa máscara” busca-se expandir as formas de descarte correto dos seguintes materiais: máscaras, luvas e outros materiais com secreção. Os mesmos também são foco de contaminação no momento.
Se os materiais contaminados forem descartados incorretamente podem contaminar todos os outros resíduos que são reciclados pelos catadores e trabalhadores das cooperativas. Por isso, é muito importante, para não prejudicar o trabalho e a vida de quem cuida do meio ambiente, que os resíduos sejam descartados de maneira correta. Cuidar da vida daqueles que cuidam da nossa cidade e do meio ambiente.
Sendo assim, a presente Campanha sugere que o descarte correto dos materiais contaminados seja feito na lixeira do banheiro, pois lá os resíduos já são contaminados e quem trabalha na reciclagem já tem conhecimento desta informação, além de os resíduos do banheiro terem um tratamento diferente dos demais.
Porém, antes de serem colocados na lixeira do banheiro, é necessário que sejam colocados em um saquinho plástico todos os materiais contaminados usados durante o dia. Depois disso, poderão ser descartados juntamente com os resíduos contaminados do banheiro.
Por fim, convém destacar que a campanha Responsabilidade Coletiva – “O resíduo não usa mascara” busca a atenção e cuidado de todos as pessoas, pois é de extrema importância descartar luvas e máscaras corretamente evitando a exposição ao COVID-19.
Alunos extensionistas da agência Célula:

Coordenador de Formação do Projeto Transformação:

  • Iltomar Siviero 54 99673-9377

Professores coordenadores do projeto de extensão da Agência Célula – Comunicação Solidária:

  • Prof. Me. Ciro Eduardo Gusatti
  • Profa. Dra. Lisiane Hermes
  • Prof. Me. Olmiro Cristiano Lara Schaeffer (coordenador do projeto de extensão)

 

Galeria

Galeria

Galeria

Galeria

Galeria

Galeria

Galeria

Galeria