Linha do Tempo

  • Realidade dos recicladores

    Cerca de 1500 catadores individuais sendo homens, mulheres, jovens, grávidas acompanhadas por crianças... dividiam as ruas de Passo Fundo. Essa situação local inquietava pessoas e entidades interessadas pela realidade social para reflexões e ações de transformação.

  • Campanha da Fraternidade

    Campanha promovida pela Igreja Católica com Tema "Fraternidade e Amazônia" e lema "Vida e missão neste chão". O temática da campanha da fraternidade, aparentemente vinculada a uma realidade distante, despertou uma reflexão de como criar ações relacionadas na Arquidiocese de Passo Fundo, a partir da consciência da riqueza dos recursos naturais, da importância do seu cuidado e do cuidado da natureza. A fé cristã deve se refletir num estilo de vida, em relações e atitudes concretas que beneficiem a sociedade e o bem comum.
    Assim, através da Caritas Arquidiocesana, propô-se o Projeto TransformAção como gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2007 com o mote Cuidar da vida, cuidar da natureza, cuidar das pessoas.

  • Instituições de vida religiosa se empenham em ações pelos em favor dos catadores

    Sensíveis às condições dos catadores, essas instituições projetavam e organizavam ações em vista de mudanças: Congregação de Nossa Senhora, Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, Congregação dos Missionários da Sagrada Família, Paróquia Santa Teresinha e Congregação Missionária Redentorista.

     

  • O sonho se torna realidade

    No diálogo entre as Instituições Religiosas e a Caritas Arquidiocesana houve união de esforços numa ação conjunta que dá origem ao Projeto TransformAção. Alguns verbos são os inspiradores: Transformar, formar e agir. Os esforços iniciais contaram com o apoio voluntário de várias outras entidades, empresas e pessoas físicas.

  • Produção de papel reciclado e criação de associação

    As primeiras iniciativas do Projeto TransformAção ocorreram em duas frentes: 1ª) Produção de material reciclado na Vila Jardim pelo grupo de mulheres Nossa Senhora do Horto; 2ª) Organização da associação de recicladores na Vila Popular (Cruzeirinho) que, depois, passaria a denominar-se Associação Amigos do Meio Ambiente.

  • Primeira ação com crianças e adolescentes

    Nasce o grupo de crianças e adolescentes “Sementes do Jardim” que é integrado em oficinas e atividades socioeducativas e é acompanhado pelo grupo de mulheres Nossa Senhora do Horto.

  • Primeiro pavilhão

    Construção e inauguração de pavilhão na Vila Popular numa ação conjunta com Prefeitura Municipal, Paróquia Santa Teresinha, Entidades Associadas ao Projeto TransformAção e Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Procuradoria Missionária da Congregação dos Missionários da Sagrada Família. Parte destinada aos trabalhos da associação de recicladores e outra a ações comunitárias.

  • Pedido de ajuda

    Integração da Cooperativa Mista de Produção e Trabalho dos Empreendedores Populares da Santa Marta (COOTRAEMPO) ao projeto TransformAção que passa a apoiá-la com trabalhos de assessoria.

  • Pedido explícito dos recicladores

    Primeiro encontro com todas as entidades do Projeto TransformAção, apoiadores, Secretaria Municaipal do Meio Ambiente (SMAN). Os recicladores que trabalhavam no lixão pediram a destinação da esteira da triagem, até então em mãos de empresa particular, a uma Associação de Recilcadores.

     

  • Nova integração

    A Associação de Recicladores Esperança da Vitória (AREVI) passou a integrar o assessoramento do ProjetoTransformAção.

  • Surgimento do Projeto TransformAção em Arte

    Aos poucos vai nascendo nova ação junto aos filhos de catadores, crianças e adolescentes da Vila Popular. É o projeto TransformAção em Arte, um dos programas do Projeto TransformAção.

  • Constituição jurídica do Projeto TransformAção

    O Projeto TransformAção passa a ter constituição jurídica como Associação de Entidades do Projeto TransformAção, associação civil de direito privado, de fins não econômicos e de assistência social.

  • Associação dos Recicladores do Parque Bela Vista

    Próximo ao aterro do Parque Bela Vista os catadores ficavam acampados. Quando saiam as máquinas que preparavam o aterro, os catadores entravam no “lixão” para catar. Eram homens, mulhere, algumas grávidas, e até crianças. Esse grupo passou por um processo de convencimento, formação e capacitação, análise da realidade e diálogo propositivo com o poder público. Esse trabalho culminou no surgimento da Associação dos Recicladores do Parque Bela Vista - RECIBELA, inicialmente com 65 trabalhadores atuando na esteira do aterro.

  • Conselhos Paritários

    As associações e cooperativas foram inscritas nos conselhos paritários do município: CMAS, CMMA e CONDICA.

  • Mudanças no Sementes do Jardim

    A Congregação Missionária Redentorista, através da Escola Menino Deus, assumiu o Projeto Sementes do Jardim acrescentando a realização de outras oficinas.

  • Contratação de escritório de contabilidade

    Neste ano, ocorre a contratação de um Escritório externo para questões contábeis e folha de pagamento. Esse trabalho era assumido até então pela Caritas, uma das entidades associadas ao Projeto TrasformAção.

  • Certificação

    O Projeto TransformAção foi certificado como Entidade Pública Municipal, Estadual e Federal.

  • Certificação CEBAS

    O Projeto TransformAção recebeu o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS).

  • Em outro bairro

    O Projeto Sementes do Jardim passou a funcionar na Escola Maria Dolores no Bairro Santa Marta.

  • Gestão de Resíduos Sólidos

    O Projeto TransformAção e as Cooperativas de Recicladores participam ativamente na elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em Passo Fundo.

  • Mais mudanças

    O Projeto Sementes do Jardim é transferido para o Bairro Edmindo Treim e passa a funcionar na Escola Estadual de Ensino Médio Mário Quintana. Lá permanece até hoje como parte da ação filantrópica da Escola Redentorista Menino Deus.

  • Projeto TransformAção completa 10 anos

    Esse ano marca os 10 anos do surgimento do Projeto TransformAção. É elaborado e lançado, então, livro em resgate e comemoração dessa história de compromisso e ações concretas. Seu título: “Projeto TransformAção: 10 anos cuidando da vida, da natureza e das pessoas”.

  • Reconhecimento pelo Ministério Nacional do Meio Ambiente

    O Projeto TransformAção recebe certificado do Ministério do Meio Ambiente como Prática de Referência Educares - COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA: GERANDO TRABALHO E RENDA DE FORMA DIGNA.

  • Reestruturação Interna

    Desde o princípio de 2019, a partir de conquistas significativas, ampliação de oportunidades e o crescimento de demandas, o Projeto TransformAção passa por uma avaliação de seus processos, redefinição de programas, ações, papéis e funções, ampliação da secretaria executiva, entre outros, tendo em vista sua atuação estratégica e eficiente junto à sociedade e às instituições públicas e privadas.