No último sábado (18) a Associação das Entidades do Projeto TransformAção realizou o 24º encontro intercooperativo. Na oportunidade estiveram presentes as cooperativas assessoradas pela entidade, Cooperativa de Trabalho dos Recicladores da Santa Marta - COOTRAEMPO, Cooperativa de Trabalho Amigos do Meio Ambiente - COAMA, Cooperativa de Trabalho dos Recicladores do Parque Bela Vista - RECIBELA e Associação de Recicladores Esperança da Vitória - AREVI.
A abertura dos trabalhos foi realizada pelo presidente do Projeto TransformAção Moacir Filipin, que apresentou o propósito da entidade e a importância de dispor momentos formativos que proporcionem crescimento aos grupos.
Incentivando a emancipação, o encontro intercooperativo dialogou sobre a temática Método Organizacional Cooperativo, conduzido pelo cooperado e presidente da RECIBELA Nelson Claro de Ramos. Trabalhou uma linha histórica e evolutiva da cooperativa, apresentando os processos produtivos e entraves que fizeram a cooperativa ascender e qualificar-se. Neste diálogo foi apontada a importância da organização interna, tendo como pilares boa gestão, transparência administrativa, regulamentação da prestação de contas ao grupo de cooperados e a importância das decisões e atitudes da diretoria da cooperativa estarem de acordo com o estatuto e regimento interno. Ressaltou o papel da contabilidade enquanto mecanismo organizativo, a contabilidade bem executada traz tranquilidade para a prestação de contas da cooperativa, assim como, amplia possibilidades de parceria com poder público e privado, expressando seriedade nos processos. Ramos expressa, “o que me motiva é pensar em deixar isso para os meus filhos, para que quem saiba um dia eles possam tocar isso aqui e se orgulhar de nós que começamos”, finalizou.
Na sequência a formação foi mediada pelo monitor Vinicius Balbino com a dinâmica sobre resiliência chamada A menina e as flores. Foi apresentada a história ao grupo, que após refletiu sobre conceitos fundamentais para o trabalho que executam, como persistência, foco, esperança e cuidado, concluindo com uma fala muito importante exposta por um cooperado que “é preciso ter amor à causa que lutamos”.
Na avaliação em grupo sobre as atividades o cooperado Adão Valter da COAMA apontou que “é importante ter esses momentos, ver que as cooperativas estão bem. No próximo encontro queremos que nossa cooperativa possa ser este exemplo”. A cooperada Elis Regina da RECIBELA apontou “é muito bom ter oportunidade de conhecer as outras pessoas que fazem o que a gente faz, não ver só no nosso trabalho, mas poder conviver com os outros também.”
A atividade ficou marcada pela troca de experiências e crescimento coletivo, contou com a presença de 73 pessoas que acreditam que é possível consolidar processos de atuação compartilhada e coletiva.
Postado em 24/08/2018