Visita de troca de experiência à Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos

      

      Na última quarta-feira (05), através do Projeto Cuidar da casa comum: valorizando o catador/a MZF, o Projeto TransformAção realizou uma visita de intercâmbio com a Cooperativa de Trabalho dos Recicladores da Santa Marta - COOTRAEMPO, Cooperativa de Trabalho Amigos do Meio Ambiente – COAMA, Cooperativa de Trabalho dos Recicladores do Parque Bela Vista – RECIBELA e Associação de Recicladores Esperança da Vitória – AREVI, cooperativas e associação assessoradas pelo Projeto TransformAção à Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos – CRVR em Minas do Leão/RS.

      A visita foi articulada com o objetivo de levar os cooperados e associados para conhecer o destino final do resíduo que é produzido no município de Passo Fundo, a fim de refletir sobre a importância do trabalho da coleta e reciclagem. A troca de experiência contemplou o conhecimento de todo o espaço de atuação da CRVR, Aterro Sanitário, Tratamento de efluentes, Captação e Queima de biogás e Aproveitamento Energético.

      Em um primeiro momento foi realizada pelo Engenheiro Ambiental responsável uma apresentação da empresa a partir de uma perspectiva de números de produção, resultados, princípios éticos, preocupações ambientais e sociais que balizam a atuação da empresa.

      Após a explanação sobre a empresa o grupo foi conduzido para visita aos espaços, a primeira parada foi no espaço que contempla o aterro que é destinado à disposição final de resíduos sólidos. Atualmente chegam ao aterro cerca de 4 mil toneladas, provenientes de mais de 250 municípios do Rio Grande do Sul. Associado ao aterro foram apontadas as instalações da estação de tratamento de afluentes líquidos que são provenientes do aterro, neste espaço o líquido do aterro é tratado e a água, produto final deste processo, é utilizada para a lavagem do carvão. A segunda parada foi no espaço de queima de biogás, que consiste na retirada e queima do gás proveniente do processo de aterramento, implicando na redução da emissão de gases do efeito estufa e consequente preservação do meio ambiente. Hoje a empresa consegue destruir 98% do gás produzido pelo aterramento. A última parada foi para conhecer as instalações do aproveitamento energético onde são produzidos em média 8 KWh a partir da queima do biogás produzido no próprio aterro.

      Na oportunidade os grupos puderam perceber a valorização do trabalho com o material reciclável, e como o trabalho com a reciclagem tem um impacto fundamental na conservação do meio ambiente. De acordo com a cooperada Marcia da COOTRAEMPO “a visita foi interessante porque a gente não sabe muitas vezes para onde as coisas vão, assim a gente viu e sabe que o pouco que a gente separa já faz diferença”. Já para Maria Carmelinda da Rosa cooperada da COAMA “achei muito importante saber para onde vai nosso lixo, é um lugar muito bonito, mesmo com cheiro forte, lá é tudo muito bem organizado, o legal é que eles também fazem energia com lixo”. Para a monitora do Projeto TransformAção Anna “a atividade vem para contribuir com o crescimento pessoal e profissional dos cooperados e associados, que tem a oportunidade de conhecer os espaços que envolvem a sua área de atuação, além de proporcionar a valorização do trabalho que é desenvolvido por eles, a medida que puderam perceber a importância de se dar um destino correto para o resíduo sólido”.

 

Postado em 13/04/2017

 

 
 
Projeto TransformAção © 2015