Na última terça-feira (26), o presidente Moacir Filipin, o coordenador de projeto Volnei Fortuna e o assessor Vinícius Luiz Balbino da Associação das Entidades do Projeto TransformAção, estiveram no Município de Tapejara, dialogando com representantes do Poder Público e catadores/as de material reciclável.
Na oportunidade foi exposta a experiência articulada pelo Projeto TransformAção junto às cooperativas e à associação de reciclagem em Passo Fundo. Foi pontuada a importância e viabilidade da reciclagem num formato organizativo onde haja sustentabilidade econômica e ambiental, geração de trabalho e renda de forma humanizadora e digna. Atualmente Tapejara conta com aproximadamente 57 catadores que desenvolvem atividade de reciclagem num formato individual, fazendo o serviço de catação com carrinho e realização da triagem do reciclável nas próprias residências.
O diálogo havido com as instâncias governamentais e sociedade civil, parte da perspectiva de melhoramento do processamento e destinação final do resíduo sólido reciclável gestado pelos catadores, buscando a formalização de um espaço cooperativo onde os catadores possam atuar num espaço adequado e com equipamentos que possibilitem atuação coletiva e gestão compartilhada.
O Projeto TransformAção ao longo dos 10 nos de sua trajetória, vem desempenhando papel fundante no debate sobre resíduos sólidos, tornando-se uma práxis de referência em âmbito municipal e loco-regional.
Postado em 02/10/2017