Projeto TransformAção realiza 1º encontro de formação com as diretorias em 2017

      

      Na quinta-feira (12), foi realizado o 4º encontro de formação com as diretorias das cooperativas e associação acompanhadas pela Associação das entidades do Projeto TransformAção, com o apoio financeiro do Fundo Socioambiental Casa e do Fundo Socioambiental Caixa. A temática da vez foi “Objetivos e Metas”, assunto sugerido pelos próprios cooperados e associados. Estiveram presentes representantes da Cooperativa de Trabalho Amigos do Meio Ambiente (COAMA), Cooperativa de Trabalho dos Recicladores da Santa Marta (COOTRAEMPO), Cooperativa de Trabalho dos Recicladores do Parque Bela Vista (RECIBELA) e da Associação de Recicladores Esperança da Vitória (AREVI).


      Sempre conectando as formações para que o aprendizado aumente e seja instigante, o encontro de formação esclareceu o que são ‘’Objetivos e Metas’’, as suas diferenças e como o planejamento bem estruturado pode auxiliar a alcançar os objetivos. Os objetivos dão descrições concretas de onde está se querendo chegar, ou o que se tenta alcançar, ou seja, o propósito. Andando junto com os objetivos, as metas são tarefas específicas para alcançá-los, sendo que são temporais, estipulam prazos, além de que, as metas são passos de planejamento completo. A diferença entre objetivo (que é o que se pretende fazer/alcançar) e metas (que é a especificação desses objetivos quantitativamente).


      Após os esclarecimentos e questões levantadas pelos representantes das cooperativas e associação, tivemos a tarefa de traçar objetivos e metas para 2017, que agregará valores às cooperativas, associações, cooperados e associados.


      Na oportunidade, foi apresentada a prestação de contas referente ao convênio 007/2016 – PGM, firmado entre Poder Público Municipal e COOTRAEMPO, que beneficiou durante o período de 2016, além da COOTRAEMPO, a COAMA e a AREVI. Os valores foram eminentemente investidos conforme cronograma de execução apresentado no plano de trabalho, com pagamento de motorista, combustível, manutenção dos caminhões e subsídio às mulheres que acompanham na coleta dos pontos. Este convênio trouxe benefícios palpáveis aos grupos beneficiados, que tiveram a possibilidade de melhorar a quantidade de resíduos sólidos triados e, consequentemente, a renda.


      A formação e prestação de contas contou com a presença de 8 representantes das cooperativas e associação.

Postado em 23/01/2017

 

 
 
Projeto TransformAção © 2015