O Projeto TransformAção, com apoio financeiro do Fundo Socioambiental Casa, Fundo Socioambiental Caixa e Conselho Municipal do Meio Ambiente, possibilitaram aos cooperados da Cooperativa de Trabalho Amigos do Meio - COAMA, Cooperativa de Trabalho dos Recicladores do Parque Bela Vista - RECIBELA, Cooperativa de Trabalho dos Recicladores da Santa Marta - COOTRAEMPO e Associação de Recicladores Esperança da Vitória - AREVI, participarem de uma viagem de formação e troca de experiência junto a Cooperativa dos Recicladores de Dois Irmãos, realizada na última quinta-feira (18) no Município de Dois Irmãos.
No ano de 1989 desafiados por estancar a queima do resíduo produzido pelo Município de Dois Irmãos, começou–se um diálogo para constituição de uma Cooperativa, com a finalidade de suprir esta necessidade. Com apoio da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos e Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano Regional - Metroplan, no ano de 1994 começaram a implementação da Coleta Seletiva, havendo participação efetiva do Poder Público Municipal e convênios junto à Fundação Nacional da Saúde - Funasa. Com 22 anos de história, a Cooperativa de Dois Irmãos desenvolve a coleta seletiva em todos os Bairros e conta com a colaboração de 37 cooperados, sendo esta uma atividade que garante a geração de trabalho e renda. Segundo o cooperado Everton “nossa cooperativa tem uma metodologia própria, pensada pelos cooperados através de momentos de planejamento. A coordenação senta toda segunda para organizar a semana, onde se contempla nas atividades o rodizio no trabalho, prevendo a garantia de que todos tenham oportunidade em todos os processos”, comenta.
Foi uma experiência única, com momento de formação e informação, onde os cooperados de Passo Fundo puderam assimilar diversas questões que podem ser implementadas em suas cooperativas. O momento de visualizar processos de atuação com reciclagem em outros espaços e de forma diferenciada, estimula a criatividade e aprimora o conhecimento, para uma atuação sistemática e efetiva. Com isso, agrega-se e qualifica-se o trabalho dos recicladores no dia-a-dia, tendo como objeto o cuidado com a vida humana e da natureza. Nesta formação e troca de experiência, participaram 45 pessoas, sendo estes, representantes das cooperativas, Projeto TransformAção e do IFRS - Campus Sertão.
Postado em 19/08/2016