Capoeira: arte de transformação

 

      As crianças e adolescentes do Projeto TransformAção em Arte nascem para manifestar a glória do universo, deixando sua própria luz brilhar e dando oportunidade ao brilho de outras. Conforme se libertam do medo, automaticamente irradiam sua luz e beleza interior.

      A cultura da capoeira nos remete a um espaço de luta, onde podemos perceber o sentido literário de sua prática, que é misto de contrários: luta, jogo, afetividade/agressividade, sagrado/profano. O que determina um bom capoeirista é a capacidade de, no jogo, resolver as questões de movimentos, que desafiam o raciocínio, a esperteza e a agilidade. É nesta ludicidade, camuflada no jogo de capoeira, que as crianças e adolescentes estão encontrando o valor educativo desta manifestação popular. Com a capoeira, a Vila Popular tem acesso ao brinquedo e à brincadeira, à cultura e ao lazer, como instrumento pedagógico não formal.

      Ao proporcionar para as crianças e adolescentes a participação em várias atividades, em turno inverso ao escolar, reduzimos a probabilidade do seu envolvimento com problemas ligados ao crime, frequentes na área. Ao mesmo tempo, a luta da capoeira vem se constituindo pela formação de uma identidade cidadã nas crianças e adolescentes.

 

 

Postado em 10/10/2016

 

 
 
Projeto TransformAção © 2015