Projeto Transformação presta contas das atividades realizadas em 2015

      

Assembleia entre representantes das entidades realizadoras e das associações e cooperativas de recicladores aconteceu na sexta-feira (27)

      A parceria entre a Associação Maria Auxiliadora, a Cáritas Arquidiocesana, a Congregação de Nossa Senhora, a Congregação Missionária Redentorista e os Missionários da Sagrada Família, firmada há nove anos, consolidou o Projeto TransformAção como um sinal de mudança de conceitos sociais e da realidade das famílias que garantem seu sustento através da reciclagem. Para celebrar o trabalho e a renda mantidos e gerados ao longo de 2015, além de prestar contas, os representantes das entidades realizadoras do Projeto reuniram-se com membros das associações e cooperativas e parceiros, na tarde da sexta-feira (27).

      Na reunião, realizada na Casa Santa Cruz, a equipe executiva do projeto apresentou as principais atividades desenvolvidas no período, tornando públicos os recursos investidos nos grupos acompanhados e os captados. A equipe destacou, ainda, a sua atuação nos espaços de construção e de garantia de políticas públicas do interesse dos associados e cooperativados que representam: o Conselho Municipal do Meio Ambiente, o Conselho Municipal de Assistência Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Assembleia Permanente pela Preservação Ambiental e o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Passo Fundo.

      O encontro, que também foi dedicado à confraternização, contou com apresentação de percussão do grupo socioeducativo Sementes do Jardim. Mantido na Vila Santa Marta, as crianças e os adolescentes integrantes do grupo participam de três encontros semanais, no turno inverso ao escolar, nos quais frequentam oficinas de reciclagem, Língua Portuguesa, artes, informática e esportes. Além disso, têm acesso a atendimento psicológico e social e, por meio da divisão de tarefas, desenvolvem a liderança, a responsabilidade e o trabalho em equipe.

      Outro grupo socioeducativo é mantido na Vila Popular, onde crianças e adolescentes – alguns filhos de recicladores cooperativados – participam de atividades lúdicas e oficinas, também em turno inverso ao da escolaridade, que colaboram com o seu bem-estar e desenvolvimento cognitivo e social.

      Além dos grupos, atualmente, o Projeto TransformAção presta assessoria administrativa, contábil e jurídica à Cooperativa de Trabalho Amigos do Meio Ambiente (COAMA), à Associação de Recicladores Esperança da Vitória (AREVI), à Associação de Recicladores do Parque Bela Vista (Recibela) e à Cooperativa Mista de Produção e Trabalho dos Empreendedores Populares da Santa Marta LTDA (Cootraempo).

 

Postado em 07.12.2015

 

 
 
Projeto TransformAção © 2015